REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS
A Lei nº 1.829 de 1870, criou a Diretoria Geral de Estatísticas e a organização do registro civil dos nascimentos, casamentos a óbitos no Brasil. Regulamentado pelo Decreto 5604/1874.
O Registro Civil das Pessoas Naturais, foi instalado em de Caçapava do Sul em treze (13) de outubro de mil oitocentos e setenta e seis (1876), sendo ANTÔNIO AUGUSTO DA CRUZ o seu primeiro Registrador Oficial. O acervo contempla além da sede da Comarca, o acervo dos cartórios do 2º e 3º distritos do município, já extintos.
Conserva livros, papéis e registros de nascimento, casamento e óbito e demais atos relativos ao estado civil desde aquela data. Posteriormente, recebeu como Oficiais de Registro: ANTÔNIO PEREIRA AMADO, DALLY ALVES, OMAR ALVES, NILZA TÔRRES DORNELES, IVETE TÔRRES DORNELES, HERMANO ASSIS DO AMARAL, RODRIGO MORAES DO AMARAL (interino), MONSCIRRAC MARTINS NEDEFF (interina), BEL. JONATAS ROLLA ESPINDOLA e BEL. CLÓVIS ALBERTO LIMBERGER HAHN, atual Registrador Designado.
Dentre os diversos serviços desta especialidade estão a feitura de registro e expedição de certidões de nascimento, casamento e óbito; reconhecimento de paternidade ou maternidade biológica e socioafetiva; alteração de nome e gênero - transgêneros -; adoções, registros de emancipação, interdição e união estável; averbação e anotações; apostilamento de documentos e atuação no Ofício da Cidadania, o qual engloba inscrição, alteração e correção de CPF.
Rua Sete de Setembro, 1060 - Centro - Caçapava do Sul/RS